quarta-feira, 24 de julho de 2019

Cuidado Descanço não é lazer , fadiga, depressão, sem energia, eis uma reflexão.



"Treine enquanto eles dormem.
Estude enquanto eles se divertem.
Mastigue um fio elétrico enquanto eles pulam carnaval.
Então, viva o que eles sonham."

Não sei exatamente como é a frase que os coaches falam, mas é algo por aí. A ideia é que, se esforçarmos mais enquanto os outros dão uma pausa, você vai chegar mais longe na vida.

--


Eu sempre pergunto aos meus pacientes super dedicados ao trabalho o que eles fazem para ter prazer.

"Ah", eles pensam um pouquinho, "eu nem tenho feito muita coisa... eu chego em casa e durmo."

Eles até tentam botar numa luz mais positiva:
"Mas é ótimo! Eu durmo o fim de semana inteiro, não quero fazer mais nada! Meu lazer é esse, eu durmo bastante. Eu adoro!"


Não, dormir não é lazer.

--

Claro que você precisa descansar depois de uma jornada de trabalho puxada. Mas o lema da época da revolução industrial tinha motivos pra não ser "14 horas de trabalho e depois 10 de Netflix com sonequinha".

A ideia era dividir o dia em três: oito horas de trabalho, oito horas dormindo e oito horas de lazer.

Lembra, lazer?
Quando você faz algo que te interessa, e que até te demanda energia, mas que de tão gostoso que é você termina mais recarregado do que quando começou?

--

Parece que ninguém tem hobbies hoje em dia.

Olhar as redes sociais não conta. TV, seriado, You tube, essas coisas, também diria que não. Entretenimento passivo é legal, mas é descanso, não lazer.

Academia até vale, mas só se você não fizer só pela obrigação.

Talvez a pergunta melhor seja: O que você faz ativamente que engaje sua mente e te motive a desafiar-se, sentir-se vivo, a ter uma vida movimentada longe do trabalho?

Pra muita gente esse espaço está vazio.

--

Você não trataria uma criança dessa forma.
Chegar da escola e ir direito pra cama, sem poder brincar antes, é castigo.

Uma criança feliz chega em casa, faz a lição, e brinca. Ela faz a lição tranquilamente porque sabe que vai poder brincar depois. E, por mais que a gente esqueça, crianças e adultos são da mesma espécie.

Você também faria sua lição mais motivado se fosse sair dali e ir brincar no parque.
Ou outro brinquedo qualquer. Sei lá porque esse veio à mente.


O doido de tudo isso é que, na visão da psicologia do trabalho, essa história de jornadas enormes em busca de se destacar no trabalho é balela: profissionais com vidas sociais ativas e momentos de lazer e descanso equilibrados tendem a ter produtividade maior do que a de pessoas que vivem para o trabalho.

Eu sei que minha sugestão não é fácil.
Até dormir é luxo quando se precisa trabalhar horrores pra sobreviver e ainda passar horas no transporte pra ir pro trabalho e voltar pra casa.

Mas tente aplicar um pouquinho de lazer na sua vida. Vá além do descanso, o pouquinho que der, no tempinho que conseguir cavar: tenta cantar uma música até achar que ficou legal, montar um quebra-cabeça, tomar uma no bar com o amigo.
Já vai fazer diferença na sua vida.

Só não treine enquanto eles dormem, não.

Vá brincar que é mais gostoso.
Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
e parafraseando  Confúcio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário