sábado, 23 de outubro de 2021

Monólogo do dia: Você é influênciável? Imitador? ou quer influênciar?

 

Sharingan, vou te copiei ha!

    Observo como as pessoas reagem diferentemente após verem por um longo período uma série, filmes, ver clipes onde você mesmo inconscientemente acaba imitando um pouco o que viu (ou além da conta), deve haver uma certa relação com o neurônio espelho, aquele que te faz copiar os semelhantes, como: o modo de falar, andar, ações para adaptar em algum grupo, família, "bonde", não incomodar, não se sentir estranho ou diferente, sobreviver. 

 

    Contudo, isso não faz pararmos de ser nós mesmos? a essência? o verdadeiro eu? aquele livre de máscaras, livre de "ah, eu tenho que agir de tal forma porque alguém pode me ver" , perde-se o nosso ponto mais forte, criativo, o ser?

    Talvez essa mocidade não se conhecem tão bem, ao ponto de copiar vários estilos e encontrar o seu, em uma espécie de testes ou para não parecer careta, certinho, santo que ninguém é kkkkkk, é nesse caso que também entra a moda e super fartura com tudo isso, (todos vivendo de imagem querendo parecer bonecos perfeitos para impressionar gente que nem se importa realmente).

    Por exemplo: após o estouro da série Pearky Blinders, que por sinal é bem interessante, histórica e possuí um ar de tempos modernos, e Vikings de pessoas bravas e aventureiras, notei que muito aderem ao comportamento semelhante aos personagens ou cortes de cabelo, roupas e me pergunto se isso é natural, se é exibicionismo, quer sua atenção? se é a encenação de algo para se sentir bem e mais forte e confiante (ué no cinema tudo é perfeito não é mesmo? haha).

    Também, a casos no mundo da música, memes, redes sociais (cuidados com os modinhas hehe), por dinheiro (em breve escreverei um pouco sobre round 6) e pessoas que você pode acabar se inspirando demais e virando um ídolo que pode acabar controlando/viciando você.

    Pelo lado bom você pode se Inspirar! inspirar moderadamente para ser mais forte, corajoso etc... Mas todos somos falhos e humanos mesmo assim...

    Então, conselho da banda Pitty: Mesmo que seja estranho, seja você. E ainda acrescento que no mundo tá cheio de gente parecida, faça diferente, seja criativo, crie e se desenvolva e alcance teu lugar ao céu, todos temos chances todos os dias! Você consegue!!!

( E cuidado com a mídia!)

 

Algumas fontes:

 

Sobre o neuronio espelho

Papo interessante de um blog a respeito

Pessoas imitam e teoria da imitação 

 


2 comentários:

  1. Literalmente não tenho dom pra influenciar ninguém, pelo ou menos é o que eu acho ( mas pensando bem sempre podemos influenciar e espero que nesse caso eu esteja fazendo algo de bom pra alguém) e certamente não sou imitadora. Fico então com influenciável, mas não do tipo que imita vídeos do Tok Tok, ou que busca assistir a série do momento ( e olha que tem de demais). Ser influenciável nem sempre quer dizer algo ruim, basta saber filtrar o que tem o poder de te influenciar. Desde que seja para o bem e para semear coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente cara amiga, sempre é bom tirarmos as coisas boas dos momentos e colocar um certo equilibrio, nesse mundo seremos sujeitos a de tudo um pouco, e o mau tem em abundância. Agradeço o contato!

      Excluir